Brasil: Lula vence as eleições com mais de 60 milhões de votos

Luís Inácio Lula da Silva é eleito pela terceira vez o Presidente da República ao derrotar Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições. Um período curto de transição marca esse acontecimento. A diplomação será dia 19 de novembro e a posse no dia 01 de janeiro de 2021. Esse será o segundo grande evento que a CATAVENTOS cubrirá na íntegra. O primeiro é a COP27 que ocorre no Egito e debate os rumos do Planeta em relação ás mudanças climáticas.

Lula é o presidente mais votado na história mundial, supera Putin como o candidato mais votado na história em 1º turno e na sequência estão o presidente da Indonésia, Joko Widodo, e o ex-presidente dos EUA, Barack Obama.  A votação recorde, que derrotou Bolsonaro e o elegeu Presidente foi confirmada às 19h57, com mais de 98% das urnas apuradas, e deu início a grandes comemorações nas ruas do Brasil.

“No primeiro turno, em 2 de outubro, o ex-presidente teve 48,43% de votos válidos, contra 43,20% do presidente. A vantagem em números absolutos – que foi de 6,1 milhões de votos no turno inicial – agora ficou em pouco mais de 2,1 milhões”. Jornalista André Cintra

À parte os contratempos da campanha e o sofrimento da apuração, Lula faz história. É a primeira vez que um brasileiro se elege três vezes para o Planalto. Ao cumprir o novo mandato presidencial – de 2023 a 2026 –, ele completará 12 anos à frente do cargo, permanecendo atrás apenas de Getúlio Vargas na lista dos mais longevos chefes de Estado do Brasil.

Ao vencer o pleito, Lula também impôs a Bolsonaro inédita derrota de um presidente brasileiro que concorria à reeleição. Assim, o governo de destruição liderado pela extrema-direita tem data marcada: 1º de janeiro, quando Lula toma posse.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *